Ráurison Ribeiro, o filho do Altíssimo
Da Renovação Carismática Católica
Em tempo
A organização arquidiocesana da Semana Missionária informa que não haverá mais os eventos planejados para a Forania Sul 2. Dessa forma, orienta-se que todos participem dos eventos centrais descritos na imagem acima.
segunda-feira, 15 de julho de 2013
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Conheça a eCatholicus: uma rede social católica
Do Portal da CNBB
Lançada há um mês a eCatholicus (www.ecatholicus.com.br), uma rede social mantida que tem o apoio da CNBB e do CERIS (Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais), órgão ligado à CNBB que realiza o Censo Anual da Igreja Católica (CaicBr). Com a missão inicial de ajudar na divulgação da JMJ Rio 2013, a eCatholicus nasce também como ponto de encontro “antecipado” para os peregrinos que estarão no Rio para a Jornada, assim como aqueles que não poderão participar do encontro mas que podem acompanhar tudo através da Rede Social.
Segundo o padre Valdeir Goulart, "o projeto faz parte do processo maior de informatização do banco de dados da Igreja e publicação do Anuário Católico na internet." Ele explica também que a rede tem o objetivo de ampliar e potencializar a captação de dados para o Censo da Igreja, facilitando os trabalhos. "Uma rede social exclusivamente católica nos dará a possibilidade de falar diretamente com as células da Igreja presentes no Brasil, fato que contribuirá ativamente para a qualificação das pesquisas", completou.
Mesmo com tão pouco tempo no ar, esta nova rede social já conta com mais de 20 mil perfis de leigos e leigas, cadastrados com vínculos a uma das mais de onze mil paróquias pré-cadastradas na rede com base no cadastro oficial do CERIS que compõem o Anuário Católico do Brasil. "Paróquias, padres, bispos, diáconos, religiosos(as), comunidades católicas, enfim, as células oficiais da Igreja já estão no eCatholicus pois a Rede já conta com o cadastro do CERIS, o qual será atualizado constantemente", explica Fábio Castro, da Promocat Marketing, empresa responsável pelo projeto que conta também com o apoio da Thèos Informática, especializada em Sistemas de gestão de paróquias e dioceses, como o SGCP.
O usuário da nova rede também encontra comunidades de artistas, bandas, orações, santos e eventos que estão se cadastrando. No eCatholicus, o usuário pode postar suas fotos, enviar vídeos, mensagens e recados fechados para seus amigos virtuais, além de conversar com eles através do chat. "O fato de termos os leigos e leigas cadastrados diretamente ligados a uma paróquia favorecerá muito as comunicações entre as igrejas e os seus fiéis, proporcionando ganhos em escala para todas as células da Igreja", disse o padre Valdeir.
Para se cadastrar na Rede eCatholicus basta acessar o endereço www.ecatholicus.com e seguir as instruções.
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Vaticano confirma a Cidade da Fé como local de encontro do Papa com os voluntários da JMJ Rio 2013
Do Portal da CNBB
O Vaticano já divulgou a agenda do Papa Francisco pela ocasião de sua vinda ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Dentre as atividades previstas para o Santo Padre uma delas é o seu encontro com os voluntários na Cidade da Fé (Riocentro) às 17h do domingo dia 28 de julho.
A Cidade da Fé é um grande centro de apoio da JMJ onde ocorrerão diversas atividades sendo elas: catequese, cultura, diversão, doação, vocação, oração e música, muita música!
A Cidade da Fé vai abrigar o Bote Fé Brasil, evento que vai acontecer a partir de 20 de julho que reunirá os principais nomes da música católica como Dunga, Eliana Ribeiro, Banda Conexa, Amor e Adoração, Brais Oss, Anjos de Resgate, Martin Valverde, Eugênio Jorge, Ziza Fernandes entre outros e santa missa com Pe. Fábio de Melo e Pe. Reginaldo Manzotti em um grande momento de celebração e festa. O Bote Fé Brasil será a edição nacional deste grande evento idealizado pela CNBB e que encerra a passagem da Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora pelo Brasil.
Outros eventos importantes que acontecerão na Cidade da Fé simultaneamente serão: a ExpoCatólica em sua 10ª edição, o Festival que em parceria com o Ministério do Turismo receberá estandes dos estados brasileiros incentivando o turismo religioso, EXPO VOCACIONAL e o Espaço ADORAR (Ação, Doação, Oração, Respeito, Atitude e Recreação) onde o jovem poderá fazer doações de agasalhos, alimentos e do próprio sangue que será recolhido por profissionais da saúde.
sexta-feira, 24 de maio de 2013
Mais de 900 emissoras de rádio transmitirão a Jornada Mundial da Juventude no RJ
Do site da Semana Missionária da Arquidiocese Metropolitana de Cuiabá, adaptada
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento católico que acontece no Rio de Janeiro, será transmitida por mais de 900 emissoras de rádio, de 16 a 28 de julho. Centralizada na Rádio Catedral (FM 106,7), que será a geradora de conteúdos e programação, a Rede Católica de Rádio (RCR) formará um sistema de comunicação para transmissão do encontro ao vivo.
As emissoras interessadas em fazer parte da transmissão podem entrar em contato com o escritório da Rede Católica de Rádio pelo e-mail rcr@rcr.org.br.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Famílias que nascem na JMJ
Do site da JMJ Rio2013
“Somos um casal apaixonado por Jesus, que confiou Nele e no momento oportuno realizou Seu plano em nossas vidas. Somos testemunhas vivas do amor de Deus para conosco.” Esse testemunho é do casal Vladimir e Suzana. Ambos do estado do Rio de Janeiro, eles se conheceram na JMJ em 2002 em Toronto, no Canadá, celebraram o noivado na JMJ de 2005 em Colônia, na Alemanha, e hoje são casados e têm dois filhos.
Hoje, 15 de maio celebra-se o Dia Internacional da Família e muitas delas também nascem durante a JMJ. A Jornada Mundial da Juventude, além de ser um encontro inesquecível de juventude, confraternização e fé, é um grande chamado vocacional. Não apenas a vocação sacerdotal é despertada, mas também a vocação para a família. E, assim como Vladimir e Suzana, o espanhol Antonio Mateo e a mexicana Elsa Vásquez também se conheceram em uma JMJ.
Os dois trabalharam na jornada de Madri em 2011, no setor dos Atos Culturais, ela como voluntária e ele como contratado. Elsa chegou à cidade espanhola em setembro de 2010 e, quando voltou das férias em março de 2011, Antonio, que ainda não a conhecia, estava prendendo o cartaz de boas vindas que o setor havia preparado para ela. No entanto, o único contato que tiveram na época foi esse, pois Elsa foi chamada para trabalhar no setor de serviços complementares da JMJ.
Cerca de um mês depois, em meio a um grupo de 600 pessoas que foram a Roma para a beatificação de João Paulo II, Elsa e Antonio estavam no mesmo ônibus. Já na cidade, os dois estavam no mesmo grupo e foi na igreja onde acontecia a vigília que começaram a conversar. “Nós falamos que é graças a João Paulo II que estamos juntos”, comentou Elsa.
Casados há quase um ano, eles optaram por celebrar o matrimônio no dia de Nossa Senhora de Fátima, cujo santuário foi o único que visitaram juntos. Após a JMJ em Madrid, Elsa, que morava na Austrália e havia tirado um ano sabático para trabalhar na jornada, resolveu se mudar para a cidade espanhola, de modo que Antonio pudesse ficar perto da família.
A JMJ, mais do que um momento vivido com e entre amigos, é um momento de encontro com outros jovens que também querem seguir a Cristo. Para a JMJ Rio2013, Antonio e Elsa já estão na cidade trabalhando para este grande encontro. Antonio é coordenador de voluntários internacionais e, mais uma vez, Elsa está no setor dos Atos Culturais. “Essa é a oportunidade de começarmos nosso matrimônio juntos”, disse Elsa.
terça-feira, 21 de maio de 2013
segunda-feira, 20 de maio de 2013
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Vigília de Pentecostes em nossa Arquidiocese. Confira programação
Ráurison Ribeiro o filho do Altíssimo*
Da Comissão de CS da SM da Forania Sul 2
A Arquidiocese de Teresina vivendo o ano da Fé se prepara para celebrar a Festa de Pentecostes. Neste sábado dia 18/05 a partir das 17h em Frente a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, acontecerá a Vigília de Pentecostes, um momento forte de espera do cumprimento da promessa de Jesus antes da sua ascensão: “Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês” (At 1,8).
A Vigília de Pentecostes será marcada por momentos de oração ao Espírito Santo, apresentações de bandas católicas, danças, teatro, adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração da Santa Missa às 22h pelo arcebispo de Teresina, dom Jacinto Brito Sb.
Todas as paróquias da Arquidiocese estão se mobilizando para participar deste especial da vida da Igreja.
O que é a Festa de Pentecostes?
Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".
No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.
Quem é o Espírito Santo?
O prometido por Jesus: “... ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).
O Papa Francisco na sua catequese nos pergunta: “Mas quem é o Espírito Santo? No Credo professamos com fé: "Creio no Espírito Santo, que é Senhor e dá a vida". A primeira verdade a qual aderimos no Credo é que o Espírito Santo é Kyrios, Senhor. Isto significa que Ele é verdadeiramente Deus, como o é o Pai e o Filho, objeto, de nossa parte, do mesmo ato de adoração e de glorificação que dirigimos ao Pai e ao Filho. O Espírito Santo, de fato, é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade; é o grande dom do Cristo Ressuscitado que abre a nossa mente e o nosso coração à fé em Jesus como o Filho enviado do Pai e que nos guia à amizade, à comunhão com Deus.”
O Papa afirma ainda que “O Espírito Santo nos ensina a olhar com os olhos de Cristo, a viver a vida como a viveu Cristo, a compreender a vida como a compreendeu Cristo. Eis porque a água viva que é o Espírito Santo sacia a nossa vida, porque nos diz que somos amados por Deus como filhos, que podemos amar a Deus como filhos de Deus, como Jesus.”
Por este motivo a Igreja não cessa de clamar “Vem Espírito Santo.”
Programação
Sábado
17h – Oração de Abertura/Acolhimento
Responsável: Equipe de animação
17h30 – Terço do Espírito Santo
Responsável: Infância Missionária
18h – Banda Shalom
Responsável: Comunidade Católica Shalom
18h30 – Reflexão: Ano da Fé
Responsável: Setor Família arquidiocesano
19h – Testemunho: Jovem
Responsável: Renovação Carismática Católica (RCC)
19h10h – Banda Focolares
Responsável: Movimento Focolares
19h40 – Reflexão: O Espírito Santo na vida da Igreja
Pe. Tony Batista, vigário-geral da Arquidiocese
20h10 – Testemunho: Família
20h20 – Apresentação Artística de Dança
Responsável: Pastoral da Juventude
20h30 – Banda da RCC
Responsável: Renovação Carismática Católica (RCC)
21h – Testemunho: Idoso
21h10 – Apresentação Artística Teatro sobre Pentecostes
Responsável: Renovação Carismática Católica (RCC)
21h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
Responsáveis Ir. Rita e Ir. Elane
22h – Santa Missa presidida por D. Jacinto
*Informações do site da Arquidiocese
terça-feira, 14 de maio de 2013
O hino da Jornada Mundial de Juventude 2013 já tem a sua versão eslovaca
“As diferenças nas versões há só subteis nuances musicais. De qualquer maneira, as notas e acordes ficam mesmas,” diz Pavol Danko, o diretor e dramaturgo da Jornada Nacional de Juventude R13. Ele foi responsável pela tradução do hino para eslovaco. O grupo de música Ameň Kameň preparou a música para o hino.
“A versão eslovaca tem a mesma melodia, mas o ritmo é adaptado para a nossa língua. A canção é especial graças aos instrumentos musicais e também pelo seu tom alegre. O nosso objetivo era criar uma versão dinâmica, que preserva o caráter de música e cores brasileiros e enriquece-la com os estilos eslovacos,” esclarece Jakub Vrábeľ , o líder do grupo Ameň Kameň. O hino da JMJ 2013 em eslovaco tem a sua versão dos acordes e o refrão é cantado pelo coro.
A tradução oficial foi feita pelo jornalista Tomáš Hudák. Ele admite que a tradução do português para eslovaco deu-lhe muito trabalho.„ Gosto de escrever os textos mas escrever o vosso texto próprio é bastante diferente da tradução das ideias da outra pessoa. Deve-se perceber primeiramente o que o autor do texto original queria dizer. Depois tive de adaptar o texto para o ritmo da versão eslovaca. E isso é como calcular a equação, em que você não sabe uma variável. "
O hino de JMJ na versão eslovaca abre em julho de 2013 a Jornada Nacional da Juventude na cidade de Ružomberku R13, que é uma alternativa para aqueles que não podem viajar para o Rio de Janeiro. Conselho da Juventude e das Universidades da Conferência Episcopal Eslovaca espera que a Jornada reúne três mil jovens não só da Eslováquia, mas também dos países vizinhos.
Texto, notas, acordes a vídeo pode se baixar www.rio13.sk.
Departamento de Comunicação de JMJ 2013, Eslováquia
Eva Janosikova
National WYD 2013 Communications Officer
Slovak Bishops Commission for Youth and Universities
Address: Kapitulska 11, P.O.Box 113, 814 99 Bratislava 1
Mobile: 00421/908 868 402
Email: ejanosikova@rio13.sk
Texto, notas, acordes a vídeo pode se baixar www.rio13.sk.
Departamento de Comunicação de JMJ 2013, Eslováquia
Eva Janosikova
National WYD 2013 Communications Officer
Slovak Bishops Commission for Youth and Universities
Address: Kapitulska 11, P.O.Box 113, 814 99 Bratislava 1
Mobile: 00421/908 868 402
Email: ejanosikova@rio13.sk
terça-feira, 7 de maio de 2013
Anunciada agenda do Papa Francisco no Brasil
Ráurison Ribeiro o filho do Altíssimo*
Da Equipe de CS da SM da Forania Sul 2
O Papa Francisco terá uma agenda cheia de atividades em sua primeira grande viagem internacional, em julho deste ano. A programação no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, inclui desde Atos Protocolares, como o encontro com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, até a visita a uma comunidade carente, em um hospital e a jovens detentos.
Chegada e primeiros atos oficiais
O Papa chegará ao Brasil o dia 22 de julho, segunda-feira. A acolhida oficial será feita no Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim, a partir das 16h. Logo após, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dará o seu primeiro discurso. No local, haverá a recepção protocolar das três esferas de governo. A recepção protocolar será feita pela presidente da república Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.
A Residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil. A casa hospedou o beato João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. É um lugar reservado, pacato e longe dos grandes movimentos da cidade. Além do Papa Francisco, a residência receberá também toda comitiva papal.
Com a simplicidade que o mundo já conhece, o Santo Padre vai presidir missas diárias privativas na Residência.
O Santo Padre visitará, na quarta-feira, dia 24 de julho, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior santuário mariano do mundo. A visita foi um pedido pessoal do Papa Francisco, já que possui uma devoção pública por Maria, mãe de Jesus. Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Sumo Pontífice celebrará uma Missa, após a veneração da imagem da Virgem na Basílica. A homilia será feita pelo Papa.
Um dos legados sociais da JMJ Rio2013
Ainda na quarta-feira, o Papa Francisco participa da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), voltado para a recuperação e dependência química, um dos legados sociais da JMJ Rio2013. Com 350 médicos, cerca de 500 profissionais de saúde, 648 leitos de internação, 323 leitos de enfermaria, 12 leitos de emergência, 75 leitos de UTI e 11 salas de cirurgia, o Hospital São Francisco da Tijuca (antigo Ordem Terceira da Penitência/VOT) é um hospital geral que oferece atendimento em 22 especialidades. A instituição presta atendimento particular, para clientes de planos de saúde, e para pacientes do SUS, encaminhados via Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Haverá um discurso do Papa no local.
Uma quinta-feira emocionante
No dia 25 de julho, quinta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio, em um gesto simbólico e tradicional, entregará as chaves da cidade ao Sumo Pontífice, traduzindo o respeito pelo Santo Padre e a autoridade que representa. Além disso, também está previsto um rápido encontro com representantes do mundo esportivo, com a bênção das bandeiras Olímpicas.
Ainda pela manhã, o Papa Francisco parte para um encontro emocionante. Depois de 33 anos, um Papa volta a visitar uma comunidade carente. Desta vez, ao invés do Vidigal, na Zona Sul do Rio, onde passou João Paulo II, em 1980, a visita será a uma favela da Zona Norte. A comunidade escolhida foi a de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos, recentemente pacificada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Papa falará aos moradores e dará sua bênção.
Às 18h, o Santo Padre participa da festa de acolhida dos jovens na orla de Copacabana, um dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Haverá a primeira saudação do Papa Francisco aos peregrinos da Jornada, e um discurso.
Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e antiga casa de repouso do imperador Dom Pedro, a Quinta da Boa Vista receberá um dos maiores pontos de catequese do evento e a Feira Vocacional. O Santo Padre atenderá quatro confissões de jovens no local na manhã de sexta-feira, dia 26.
Em seguida, alguns jovens detentos se encontrarão com o Papa Francisco no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim. Ao meio dia, o Sumo Pontífice fará a Oração Angelus Domini do balcão central do Palácio. Antes do tradicional almoço com os jovens de todos os continentes, que acontece nas Jornadas, o papa fará uma saudação ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e aos patrocinadores.
Às 18h, acontece a Via Crucis com os jovens, na orla da Praia de Copacabana, o terceiro Ato Central da JMJ, com um discurso do Santo Padre.
Um sábado de encontros e oração
As atividades oficiais começam com a Santa Missa com os bispos, sacerdotes, religiosos e os seminaristas, na Catedral São Sebastião, presidida pelo Santo Padre. Logo após, o Papa Francisco se encontrará com representantes da sociedade da cidade e do Brasil no Teatro Municipal. A estrutura, construída no século XIX, por muito tempo, foi palco principal das apresentações artísticas de todo país.
À tarde, participa de um almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos do Regional Leste 1 da CNBB (que compreende as dioceses do Estado do Rio de Janeiro) e o Séquito Papal, no grande refeitório do Centro de Estudos do Sumaré.
A partir das 19h30, o Papa Francisco estará em Guaratiba, no Campus Fidei para a Vigília de Oração com os jovens, quarto Ato Central da JMJ Rio2013, onde ele fará um discurso aos peregrinos e passará um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento com os jovens presentes.
Domingo de despedidas
Às 10h da manhã, o Papa Francisco reencontra os jovens da noite anterior no Campus Fidei para a Santa Missa de envio da JMJ Rio2013 e anunciar o próximo local que acolherá a Jornada Mundial da Juventude. Ao meio dia, também fará a oração do Angelus Domini com os peregrinos.
O almoço será com o Séquito Papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. Deve encontrar o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) antes de sua despedida da Residência do Sumaré.
Para agradecer pessoalmente os 60 mil voluntários envolvidos nos trabalhos da Jornada, o Papa Francisco deverá encontrar-se com eles no Pavilhão 5 do Rio Centro, às 17h30, e fará um discurso a eles.
Haverá ainda uma cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, onde o Santo Padre fará um discurso. Sua partida de volta a Roma está marcada para as 19h.
*Texto do site da JMJ Rio 2013 e imagens do G1, adaptadas
segunda-feira, 6 de maio de 2013
JMJ Rio2013 lança CD com as músicas da Missa de Envio
Do site da JMJ Rio 2013, adaptado
“No coração da Jornada” é o nome do CD com a trilha sonora da JMJ Rio2013. Além do hino oficial, “Esperança do Amanhecer”, o CD tem a música “Seja Bem Vindo” de boas-vindas ao Papa Francisco composta pelo padre Fábio de Melo e as canções da Missa de Envio dos jovens peregrinos que será celebrada pelo Sumo Pontífice no Campus Fidei, em Guaratiba, no dia 28 de julho. Além destes momentos, as músicas serão tocadas nos demais Atos Centrais da Jornada. São 15 faixas cantadas pelos principais nomes da música católica brasileira.
O CD é uma parceria do Comitê Organizador Local (COL) com a produtora MZA e a gravadora Sony Music e será comercializado nas lojas Americanas a partir de hoje, dia 6 de maio. O valor das vendas do produto também será revertido para contribuir com os custos do encontro da juventude com o Papa.
O arranjo é de Jacques Morelembaum, Wagner Tiso e Eduardo Souto Neto. E interpretam as músicas Adriana Arydes, Anjos de Resgate, Celina Borges, Cristiano Pinheiro, Davidson Silva, Dunga, Eliana Ribeiro, Eros Biondini, Eugênio Jorge, Guilherme Sá, Irmã Kelly Patrícia, Leandro Souza, Luiz Carvalho, Márcio Pacheco, Missionário Shalom, Olívia Ferreira, Padre Fábio de Melo, Padre Gleuson Gomes, Padre Juarez de Castro, Padre Marcelo Rossi, Padre Omar, Padre Reginaldo Manzotti, Ricardo Sá, Suely Façanha, Walmir Alencar e Ziza Fernandes. Além deles, fazem parte da produção um coro de 24 vozes, 60 músicos e 27 compositores.
O lançamento oficial do CD será feito amanhã, terça-feira, dia 7 de maio, no auditório do edifício João Paulo II com a participação do arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta. Na ocasião, também vai ser divulgada a programação oficial da JMJ Rio2013.
sexta-feira, 3 de maio de 2013
JMJ Rio2013 se prepara para acolhida aos peregrinos com deficiência
Do site da JMJ Rio 2013
A menos de três meses da JMJ Rio2013, mais de 200 voluntários foram convocados para um dia de formação especial: eles foram selecionados para cuidar dos peregrinos com deficiência durante o evento. O treinamento, o primeiro dentre vários até a semana da Jornada, envolve voluntários diocesanos, ou seja, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A organização dividiu em quatro grandes grupos a atenção às pessoas com deficiência: cegos, surdos, cadeirantes e pessoas com paralisia cerebral e pessoas com deficiência intelectual. A cada uma delas é garantida a atenção às diferentes realidades de deficiência. Vale ressaltar que os voluntários não serão acompanhantes, mas auxiliarão pontualmente nas necessidades específicas.
Na formação, os voluntários vão conhecer as definições de conceitos de cada uma dessas áreas. Na oportunidade estarão presentes vários grupos e organizações que trabalham com pessoas com deficiência, como o Grupo FCD (Fraternidade Cristã de pessoas com Deficiência), movimento ecumênico formado por cadeirantes; o Movimento Fé e Luz, grupo católico que acolhe pessoas com deficiência intelectual; e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, participarão a Pastoral dos Surdos e a Catequese Especial, que trabalha com crianças e jovens autistas.
Os detalhes sobre as atenções a cada grupo serão passados pelas próprias pessoas com deficiência, com a participação de 40 surdos, 10 cadeirantes e uma pessoa cega com seu cão guia. Segundo César Bacchim, responsável pelas medidas de acessibilidade e comunicação às pessoas com deficiência na JMJ Rio2013, a interação e convivência entre os voluntários e as pessoas com deficiência no treinamento já faz parte da formação, fazendo com que os jovens tenham mais contato com as diversas realidades que encontrarão em julho, durante a Jornada.
A formação vai acontecer neste sábado, dia 27, das 9h às 13h, no Auditório do Edifício João Paulo II, que fica na rua Benjamin Constant, 23, 2º andar, na Glória, no Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone 2292-3132, ramal 250.
Como será a participação do peregrino com deficiência na JMJ Rio2013?
O peregrino com deficiência precisa deixar claro que deseja uma hospedagem diferenciada e a natureza específica de sua necessidade deve ser indicada durante o processo de inscrição. A organização do evento entende que os grupos daqueles que não optam por essa opção vão prover o que é necessidade de um cadeirante, por exemplo, durante a JMJ.
A equipe de organização ainda está elaborando medidas mais específicas de acessibilidade e comunicação. Algumas medidas são comuns a todos os peregrinos com deficiência. Entre elas:
> Cada peregrino terá sinalizado em seu crachá a cor e o símbolo internacional relacionado a sua deficiência para identificação, conforme já utilizado na ONU, nos órgãos governamentais e na Igreja.
> Todas as pessoas com deficiências serão tratadas como peregrinos e serão alocados conforme o idioma do país de origem.
> No Festival da Juventude, as apresentações que contam com serviços de interpretação e acessibilidade aos peregrinos com deficiência serão indicadas em panfletos da programação, com os símbolos internacionais.
> A hospedagem é oferecida para o peregrino com deficiência e seu acompanhante e, nestes casos, a JMJ oferece transporte diferenciado para o peregrino participar dos Atos Centrais. No caso da Vigília.
> As pessoas com deficiência terão um espaço garantido próximo ao palco dos Atos Centrais e nas Catequeses. Desde que elas estejam com suas credenciais, terão acesso a esse espaço, pois quanto mais próximo ao Santo Padre, maior a segurança. As pessoas com deficiência não serão obrigadas a ficarem nesse espaço especial. Se desejar participar dos Atos Centrais em outros setores do Campus Fidei (Guaratiba) ou fora do local especial na Praia de Copacabana, poderá fazê-lo. Somente os peregrinos com cadeirantes e com alguma deficiência de locomoção serão transportados em veículos adaptados até Guaratiba, para participar da Vigília (no sábado, dia 27) no Campus Fidei. Quem optar por participar destes Atos Centrais deverão permanecer a noite toda no local até o final da Missa de Envio, no domingo, quando veículos adaptados voltam para buscar os peregrinos desse grupo.Os demais participarão com outros inscritos na peregrinação até o local e a volta.
Algumas medidas já estão sendo tomadas em cada peregrino dos grupos para garantir a participação. Entre elas:
> Cadeirantes e pessoas com paralisia cerebral: em todos os Atos Centrais haverá acessibilidade para cadeiras de rodas em locais próximos ao palco, ponto fundamental para a participação na praia de Copacabana, por exemplo. Banheiros e rampas aos cadeirantes estarão disponibilizados nos principais locais da JMJ Rio2013, como nos Atos Centrais, Catequeses, Feira Vocacional e Festival da Juventude.
> Surdos: nos Atos Centrais, haverá intérpretes de LIBRAS (linguagem brasileira de sinais) nos telões que retransmitem as atividades do palco. Os peregrinos com deficiência auditiva de outros países não terão catequese diferenciada, já que é comum eles viajarem com intérpretes para fazer a tradução do que for dito.
> Cegos: a versão resumida da programação da JMJ Rio2013 e informações gerais serão traduzidas em grafia Braille (sistema de leitura com o tato para cegos) para a Língua Portuguesa e entregue ao peregrino com essa deficiência.
> Pessoas com deficiência intelectual: o maior cuidado é que seja garantido o espaço especial próximos do palco dos Atos Centrais. A necessidade de um acompanhante nesse caso se torna indispensável para a participação do peregrino.
Para mais informações sobre as questões de acessibilidade e comunicação, envie um e-mail para disability@rio2013.com.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Caminhadas do Dia do Trabalhador na Forania Sul 2
Neste dia 1º de maio aconteceram várias caminhadas pedindo paz as 7:30h da manhã aconteceu na Paróquia São João Evangelista onde uma multidão participou do evento saindo da praça do Clube dos Cem em direção da igreja matriz do Parque Piauí onde tiveram presentes familiares das pessoas que foram vítimas da violência e no Porto Alegre aconteceu a VIII Caminhada da Partilha. Atarde aconteceu na Comunidade do Parque Antartica a VI caminhada pela Paz realizado por jovens e demais moradores da região e no Parque Sul Também a aconteceu manifestação 1ª caminhada também o povo clamando e pedindo paz.
terça-feira, 30 de abril de 2013
Buenos Aires 1987: relembre a primeira JMJ latino-americana
Do site da JMJ Rio 2013
O lema da terceira Jornada falava do amor de Deus, “Conhecemos o amor que Deus nos tem e nele temos fé”. Cerca de um milhão de pessoas se reuniram nos dias 11 e 12 de abril, para encontrar-se com jovens católicos do mundo inteiro e com o Papa João Paulo II. Foi a primeira vez que um Santo Padre não passou um dos eventos da Semana Santa em Roma.
A edição de 1987 foi especial. Como foi o primeiro encontro internacional e ainda buscava-se um modelo de programação e de como funcionariam as jornadas, a agenda de atividades foi apenas de dois dias, mas já se desenhava o que seria alguns dos Atos Centrais que temos hoje.
As atividades começaram com a missa de abertura na Basílica de Nossa Senhora de Luján. Os pontos altos foram a celebração da primeira Missa de Ramos fora de Roma, no domingo, e um ato com o Papa no sábado à noite. Em ambas as oportunidades, João Paulo II dirigiu uma mensagem especial aos jovens argentinos, latino-americanos e do mundo.
Nos dias que antecederam a JMJ de Buenos Aires, o Papa João Paulo II esteve em viagem apostólica pelo Uruguai, Chile e Argentina, de 31 de março a 12 de abril.
Embaixo de chuva e frio
O sábado foi frio e em alguns momentos chuvoso, o que atrapalhou, porém não impediu, a ocupação da avenida Nove de Julho, entre Corrientes e Santa Fe, por centenas de jovens – de idade e espírito. Lá, numerosos eram os grupos que escutaram os distintos conjuntos folclóricos e religiosos que alegraram a tarde com seus cantos e danças, até que, em torno de 20h30, chegou o veículo levando o Santo Padre. Uma ovação prolongada se deu na noite fria e o evento, organizado pelos mesmos jovens, teve seu início com a explosão de fogos de artifício e a entrada da Cruz do Ano Santo, entregue pelo Papa aos jovens do mundo (a mesma que peregrinou em todas as outras edições internacionais e que visita as dioceses brasileiras desde 2011).
O cardeal Eduardo Pironio, organizador da Jornada Mundial da Juventude, deu as boas vindas ao Santo Padre, desejando: “seja esta uma verdadeira festa de amor”, “um compromisso para construir a nova sociedade no terceiro milênio”. O cardeal argentino foi, junto com o Papa João Paulo II, um dos idealizadores das Jornadas, desde que o pontífice o nomeou presidente do Conselho Pontifício para os Leigos (órgão responsável geral pelo evento) em 8 de abril de 1984.
O Ato Central foi dividido em três blocos, um argentino, outro latino-americano e outro mundial, para cada qual João Paulo II dirigiu uma mensagem distinta. A primeira foi dirigida aos jovens argentinos, acentuando valores e realidades vividas por eles como a dor, a guerra, a injustiça, o amor, etc.
O segundo bloco, o latino-americano, foi um auto sacramental no qual, através de marionetes, representou-se um diálogo entre o índio Juan Diego e a Virgem de Guadalupe, junto a outros santos e evangelizadores latino-americanos. O diálogo refletiu a realidade dos jovens deste continente, chamado pelo Papa de “continente da esperança”.
Ricos testemunhos de jovens representantes da Ásia, África, Europa, Oceania e Américas foram realizados durante o terceiro bloco, após o qual houve diversas surpresas como a saudação fraterna de um jovem chileno e outro argentino (países que quase entraram em guerra em 1978 e contou com alguma mediação de João Paulo II para a paz), a entrada de uma luz acesa na tumba de São Pedro e o profundo clima espiritual vivido após a saída do Santo Padre. Muitos se mantiveram em vigília, apesar do frio intenso, esperando e rezando até a Missa do Domingo de Ramos.
Sol brilhante e ramos de oliveira
“Deixe-se abraçar pelo mistério pascal!”, pediu o Santo Padre aos presentes – mais de 1,5 milhão de fiéis - na Missa de Ramos, celebrada em um lindo dia de sol que premiou a espera de tantos jovens no frio e chuva do dia anterior. Bandeiras papais, argentinas e estrangeiras, junto a milhões de ramos de oliveira levantados receberam o Vigário de Cristo e dele se despediram com um “até logo”.
domingo, 28 de abril de 2013
Vigília dos Jovens Adoradores na Forania Sul 2
Ráurison Ribeiro o filho do Altíssimo
Entre em contato com os coordenadores gerais através das informações abaixo.
Da Equipe de CS da SM na Forania Sul 2
Ontem, sábado (27), aconteceu mais uma das Vigílias dos Jovens Adoradores em virtude da semana Missionária da Arquidiocese de Teresina. Foi a vez dos jovens das paróquias que integram a Forania Sul 2 organizarem o evento.
O local foi a Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré no Conjunto Bela Vista 1, zona Sul da capital piauiense.
O início se deu com uma Santa Missa presidida pelo Padre Francisco das Chagas, pároco local. Concelebraram os sacerdotes Geová Mendes, vigário forâneo da Forania Sul 2 e Ronald Ciríaco, coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese de Teresina.
Os jovens prosseguiram em Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelos próprios. O momento terminou por volta de meia-noite.
Em tempo
A Coordenação Geral da Semana Missionária na Forania Sul 2 convida os responsáveis por equipes, por segmentos juvenis, voluntários e quem mais deseja ajudar para uma reunião dia 4 de abril às 15h na Igreja Matriz São João Evangelista, no bairro Parque Piauí.
Entre em contato com os coordenadores gerais através das informações abaixo.
Coordenação Geral
Marcos Aurélio
Do Grupo de Acólitos da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
Oi: (86) 8872-4497
Reginaldo Manoel
Do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
reginawdosouza@gmail.com
Oi: (86) 8839-5309 / Claro: (86) 9433-1718
Marcadores:
Arquidiocese,
Forania Sul 2,
JMJ,
Jovens Adoradores,
Vigília,
Voluntários
sábado, 27 de abril de 2013
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Segurança é prioridade para a JMJ Rio2013
Do site da JMJ Rio 2013
Um dos principais pontos turísticos do Rio, o Corcovado já foi utilizado, no início deste mês, para o treinamento de 70 policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM), além de 12 carros da polícia e uma aeronave. O treinamento contou com cinco etapas: abordagem de aeronave, retomada do trem do Corcovado, socorro de vítimas, posicionamento de atiradores de precisão e demonstração de equipamentos. “Através da Unidade de Intervenções Táticas, identificamos alguns pontos sensíveis no Corcovado e como as ações deverão ser realizadas em possíveis momentos de perigo. Com esse treinamento, o objetivo foi alcançado e estamos preparados para esse eventos”, disse o relações públicas do Bope, major Ivan Blaz.
Caberá à Polícia Federal a segurança pessoal do Papa Francisco, por se tratar de um chefe de Estado. A segurança do Santo Padre, na verdade, não contará apenas com os policiais federais, mas será organizada como em uma série de círculos concêntricos: um esforço de segurança composto por atiradores, helicópteros e áreas de inteligência, isto é, policiais destacados para a proteção da célula central, que envolve tanto a Polícia Federal como o Papa Francisco.
Com a eleição do Papa Francisco, a expectativa é de que milhares de jovens, além dos 2 milhões anteriormente previstos, venham para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho. Para isso, o planejamento da segurança e do policiamento da cidade tem sido uma das prioridades dos ministérios da Justiça e da Defesa, aos quais cabe a coordenação da segurança do evento.
No mês de março, 76 policiais civis e militares, além de homens da Guarda Municipal, participaram de um curso de Controle de Massa no Batalhão de Choque, no Estácio, na zona central da cidade, com agentes europeus. Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança, trata-se de um curso para Controle de Distúrbios Civis que integra um pacote de cursos fechados entre a Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção (SSEVP), da Secretaria de Segurança, com a Embaixada da Espanha.
O objetivo é a preparação de policiais civis e militares para os grandes eventos e já foram oferecidos, também, cursos de Patrulhamento Turístico. Além disso, outros acordos foram feitos para a realização de cursos como “Policiamento de Massas”, “Análise de Risco”, “Antiterrorismo e Contraterrorismo”, “Identificação de Áreas Vulneráveis”, “Sistema de Comandos de Incidentes” e “Ameaças Externas”.
Ainda de acordo com a assessoria, a previsão é de que 4.520 profissionais, entre policiais militares e civis e agentes convidados de outras instituições, sejam capacitados nos cursos de segurança este ano. Além deles, as aulas contam com a participação de policiais federais, guardas municipais e bombeiros.
“A segurança de um grande evento como a Jornada Mundial da Juventude envolve as três esferas governamentais (União, Estado e Município), de forma que as definições de ordem estratégica, bem como, a coordenação das ações de segurança e defesa recaem sobre o Governo Federal, através dos Ministérios da Justiça e da Defesa. E cabe ressaltar, em relação à JMJ, a realização de proveitosos intercâmbios com as polícias espanhola, italiana e do próprio Vaticano, a implementação do Regime Adicional de Serviço (RAS) para os policiais estaduais, como forma de ampla captação de efetivo, além de efetiva participação em todo o processo de planejamento e preparação levado a efeito pelos Governos Federal e Municipal, sem esquecer, o estreito contato com o Comitê Organizador da JMJ”, afirmou o Subsecretário de Grandes Eventos, Roberto Alzir.
Para Wiktoria Katarzyna, de Gdynia, na Polônia, a troca de experiências entre policiais é válida. “Os policiais poloneses, por exemplo, estão sempre em contato com outros policiais europeus, em constante cooperação, isso é muito bom”, disse a jovem de 21 anos que está no Rio de Janeiro há dois meses. Morando na Tijuca, Wiktoria afirmou que a visão que ela tinha da cidade antes de vir mudou completamente. “É verdade que você tem que ser cuidadoso, mas é como em qualquer outra cidade”, declarou.
Questionado sobre o que espera para a semana da JMJ Rio2013, James Kelliher, de Londres, na Inglaterra, disse que gostaria de ver o mesmo clima festivo da época do carnaval, mas tudo bem controlado pela Polícia. “Sei que vai dar tudo certo e que todos aproveitarão a jornada”, falou o voluntário de 27 anos, que chegou há um mês na cidade.
Entenda como será a atuação de cada órgão de segurança durante a JMJ Rio2013
Os números de agentes que atuarão na segurança e no policiamento da JMJ Rio2013 ainda não estão finalizados no âmbito das três esferas governamentais. No entanto, o Governo Federal vem investindo recursos financeiros e humanos na segurança do Rio de Janeiro e encara a JMJ como prioridade.
Para isso, foi criada a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça, de modo a firmar a preocupação do Governo Federal com o compromisso em fazer o planejamento e os esforços de segurança de eventos como a Jornada Mundial da Juventude. Dessa forma, todas as forças policiais serão envolvidas de acordo com um protocolo de atividades, um manual que não permite improviso durante o evento, e protocolos de reação. Trata-se de um passo a passo bem detalhado, com mais de 50 mil ações descritas. De acordo com a Sesge, o objetivo é de que essa prática de planejamento minucioso fique como um legado para a área de segurança do Brasil.
Polícia Federal
Caberá à Polícia Federal a segurança pessoal do Papa Francisco, por se tratar de um chefe de Estado. A segurança do Santo Padre, na verdade, não contará apenas com os policiais federais, mas será organizada como em uma série de círculos concêntricos: um esforço de segurança composto por atiradores, helicópteros e áreas de inteligência, isto é, policiais destacados para a proteção da célula central, que envolve tanto a Polícia Federal como o Papa Francisco.
Polícia Rodoviária Federal
As escoltas dos deslocamentos do papa ficarão sob a responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal. Nos últimos 40 anos, em todas as visitas de papas foi a Polícia Rodoviária Federal que se encarregou da segurança dos deslocamentos, por isso o Governo Federal optou por manter a estrutura.
Polícia Militar
O controle de abertura e fechamento de vias, segurança de pontos turísticos, passagem de grupos, tudo isso será responsabilidade da Polícia Militar. Ou seja, cabe ao órgão a estruturação do policiamento urbano, contando sempre com reforço de efetivo.
Força Nacional de Segurança
O apoio da Força Nacional de Segurança servirá como força de contingência, sendo acionada somente quando necessário.
Polícia Civil
A Polícia Civil não terá papel operacional. Devido ao grande aumento no número de turistas na cidade, caberá aos policiais civis dimensionar os eventos, ajudando no atendimento de dúvidas e controlando o fluxo de pessoas em cada momento.
Exército
O Ministério da Defesa não colocará tropas nas ruas, com carros blindados, policiais de capacete e fuzil à mostra. A atuação do Exército, assim como da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), será em defesa da soberania e do interesse nacional, cuidando de instalações estratégicas. Os agentes só se farão notar quando necessário, de modo que sua presença não será ostensiva. Assim, caberá aos homens da Defesa intervir no combate à guerra cibernética e na contrarresposta ao terrorismo.
Guarda Municipal
Haverá dez módulos operacionais com prioridade para pontos turísticos e patrulhamento constante nos acessos ao metrô e estações de trem. Ainda, serão mais de 200 agentes divididos por esses módulos, com aumento da ronda escolar para zelo das escolas municipais (625 escolas), e para os eventos serão aproximadamente 1300 agentes com prioridade para Copacabana.
Por fim, caberá aos órgãos de segurança do cotidiano carioca a transmissão de informações com antecedência para que toda a população esteja preparada para a realização da JMJ. Esta é a oportunidade do Rio de Janeiro mostrar competência ao sediar um grande evento e serve também para passar mensagens que reflitam o orgulho dos habitantes em acolher grandes eventos mundiais e a cooperação da sociedade.
terça-feira, 23 de abril de 2013
"Agenda será adaptada e seguirá a sensibilidade de Papa Francisco", diz Gasbarri
Do site da JMJ Rio 2013
O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, chegou ao Rio de Janeiro, nesta terça-feira, às 5h30. A vinda ao Brasil cumpre uma agenda que visa definir o programa do Santo Padre durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
Gasbarri participou de reunião a portas fechadas com o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 (COL), Dom Orani João Tempesta, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, representantes dos governos federal, estadual e municipal, no Palácio São Joaquim.
Gasbarri agradeceu os esforços de todas as esferas de governo e dos voluntários. Disse que está acompanhando o trabalho para a realização da JMJ Rio2013. "Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe. Mudou o Papa", afirmou.
"Tínhamos uma túnica sob medida para o Papa e, agora, precisamos fazer outra. Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade", disse.
Antes de vir ao Rio, Gasbarri, afirmou ele, apresentou o programa da JMJ ao Papa Francisco. Ele garantiu que a primeira viagem internacional do Papa será o Brasil e o "foco do programa" será o Brasil, o Rio de Janeiro e a JMJ Rio2013. "Vamos adaptar a agenda e seguir sua sensibilidade", afirmou.
Gasbarri confirmou a participação do Papa nos Atos Centrais da JMJ Rio2013 (Cerimônia de Acolhida ao Papa, Via-Sacra, em Copacabana, Vigília e Missa de Envio, no Campus Fidei, em Guaratiba). O primeiro Ato Central da JMJ é a Missa de Abertura, presidida por Dom Orani, que ocorre sem a presença do Papa. Na tarde, ele visitou locais que devem integrar a agenda.
Para dom Orani, a Jornada representa um "horizonte vasto que se abre diante de todos para servir ao mundo". "Teremos jovens católicos, judeus, muçulmanos, evangélicos, de várias nacionalidades, idiomas, de países em guerra, todos vivendo como irmãos. Nosso trabalho deve marcar o futuro de muita gente", afirmou.
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Símbolos da JMJ chegam ao estado do Rio de Janeiro
Do site da JMJ Rio 2013
Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já estão em terras fluminenses. O envio foi na tarde do último domingo, 21 de abril, com a Santa Missa presidida por dom Orani João Tempesta, presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no estado de São Paulo. Em seguida, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora partiram para a primeira diocese a ser visitada no estado do Rio de Janeiro, Barra do Piraí-Volta Redonda.
A missa em Aparecida, celebrada em solenidade ao Domingo do Bom Pastor e Dia Mundial de Orações pelas Vocações, foi parte da programação do Hallel Internacional. O arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, e o bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Francisco Biasin, concelebram a Santa Missa.
À luz do Evangelho, dom Orani fez uma reflexão sobre a peregrinação dos Símbolos da JMJ, apontando-os como sinais que abrirão os caminhos e conduzirão todos à verdadeira fé.
“Que esses Símbolos que percorreram o mundo todo, sejam um sinal Daquele que nós acreditamos e amamos e caminha conosco; e, ao mesmo tempo, nós queremos levar a cruz pelo estado, anunciando a todos a Boa Nova. A peregrinação dos Símbolos da Jornada é uma oportunidade de reforçar, fazer uma experiência de aprofundamento da fé”, exortou dom Orani.
Chegada dos Símbolos ao estado do Rio de JaneiroApós a Santa Missa em Aparecida, os Símbolos da JMJ, juntamente, com dom Orani, dom Francisco Biasin, delegação de Barra do Piraí e membros do COL seguiram em comitiva até à Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. A viagem do ícone e da cruz foi parte em carro fechado até a divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em seguida, os Símbolos seguiram em carro aberto até a entrada da cidade de Itatiaia. Ao chegar, seguiram em procissão.
Milhares de pessoas participaram da Santa Missa de chegada dos Símbolos da JMJ, celebrada por dom Francisco Biasin, no Estádio Municipal de Itatiaia, e concelebrada por dom Orani. “As ovelhas escutam a voz do pastor. Somos chamados mais uma vez e ouvir a voz do Pastor que diz: “Vem a Mim e sejam meus pastores de homens!”. Nós, ao receber a Cruz, queremos colocar diante de Deus e nos disponibilizar para acolher o convite de Jesus”, disse dom Biasin.
Após, houve show e os Símbolos da JMJ ficaram expostos para veneração. A coleta foi toda revertida para custear despesas da Semana Missionária e de jovens que não terão condições de participar da Jornada na cidade do Rio
Testemunho: voluntários internacionais foram membros da comitiva de envio dos Símbolos para o RioJovens voluntários internacionais e nacionais do COL da JMJ Rio2013 participaram da festa de envio e chegada dos Símbolos. Puderam conhecer, também, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Foram dois dias entre turismo religioso e participação do evento Hallel Internacional, que apresentou testemunhos, palestras e shows com diversos músicos de renome da música católica no Brasil e no mundo. Entre eles o cantor latino-americano, Martin Valverde.
Em seguida, eles puderam partilhar da emoção junto aos jovens fluminenses e receberam a cruz e o ícone no estado do Rio de Janeiro. Caminharam em procissão e participaram da Santa Missa.
A polonesa Wiktoria Katarzyna Czekaj, voluntária do Setor Inscrições, disse que vai levar para a Polônia, como sugestão, tudo que ela conheceu em Aparecida. “Foi minha primeira vez em Aparecida e Maria fez milagre porque conseguimos ficar no altar, perto de dom Orani. O Santuário é muito bonito e organizado. Vou levar ideias de tudo que vi para o meu meu país”, disse;Na divisa São Paulo-Rio de Janeiro, os voluntários arrumaram a cruz e o ícone e colocaram no carro do Corpo de Bombeiros. “Gostei muito do momento, quando preparamos a cruz com Dom Orani, na fronteira entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Foi um momento bonito e tocou a alma, de chorar de alegria e emoções”, comentou.
Wiktoria também ficou surpresa com o entusiasmo e a devoção dos fieis de Barra do Piraí e Volta Redonda ao encontrarem com a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. “Foi lindo ver aquelas pessoas, com tanto carinho, na entrada da cidade. Eu nunca ia pensar que tantas pessoas iam esperar a cruz na entrada na cidade de Itatiaia. Vimos gente no ponto de ônibus, nas ruas, todos esperando, cantando e gritando. Foi muito bonito e emocionante. Eu nunca vi alguma coisa assim em toda minha vida. Eu gostei muito”, partilhou Wiktoria.
A missa em Aparecida, celebrada em solenidade ao Domingo do Bom Pastor e Dia Mundial de Orações pelas Vocações, foi parte da programação do Hallel Internacional. O arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, e o bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Francisco Biasin, concelebram a Santa Missa.
À luz do Evangelho, dom Orani fez uma reflexão sobre a peregrinação dos Símbolos da JMJ, apontando-os como sinais que abrirão os caminhos e conduzirão todos à verdadeira fé.
“Que esses Símbolos que percorreram o mundo todo, sejam um sinal Daquele que nós acreditamos e amamos e caminha conosco; e, ao mesmo tempo, nós queremos levar a cruz pelo estado, anunciando a todos a Boa Nova. A peregrinação dos Símbolos da Jornada é uma oportunidade de reforçar, fazer uma experiência de aprofundamento da fé”, exortou dom Orani.
Chegada dos Símbolos ao estado do Rio de JaneiroApós a Santa Missa em Aparecida, os Símbolos da JMJ, juntamente, com dom Orani, dom Francisco Biasin, delegação de Barra do Piraí e membros do COL seguiram em comitiva até à Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. A viagem do ícone e da cruz foi parte em carro fechado até a divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em seguida, os Símbolos seguiram em carro aberto até a entrada da cidade de Itatiaia. Ao chegar, seguiram em procissão.
Milhares de pessoas participaram da Santa Missa de chegada dos Símbolos da JMJ, celebrada por dom Francisco Biasin, no Estádio Municipal de Itatiaia, e concelebrada por dom Orani. “As ovelhas escutam a voz do pastor. Somos chamados mais uma vez e ouvir a voz do Pastor que diz: “Vem a Mim e sejam meus pastores de homens!”. Nós, ao receber a Cruz, queremos colocar diante de Deus e nos disponibilizar para acolher o convite de Jesus”, disse dom Biasin.
Após, houve show e os Símbolos da JMJ ficaram expostos para veneração. A coleta foi toda revertida para custear despesas da Semana Missionária e de jovens que não terão condições de participar da Jornada na cidade do Rio
Testemunho: voluntários internacionais foram membros da comitiva de envio dos Símbolos para o RioJovens voluntários internacionais e nacionais do COL da JMJ Rio2013 participaram da festa de envio e chegada dos Símbolos. Puderam conhecer, também, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Foram dois dias entre turismo religioso e participação do evento Hallel Internacional, que apresentou testemunhos, palestras e shows com diversos músicos de renome da música católica no Brasil e no mundo. Entre eles o cantor latino-americano, Martin Valverde.
Em seguida, eles puderam partilhar da emoção junto aos jovens fluminenses e receberam a cruz e o ícone no estado do Rio de Janeiro. Caminharam em procissão e participaram da Santa Missa.
A polonesa Wiktoria Katarzyna Czekaj, voluntária do Setor Inscrições, disse que vai levar para a Polônia, como sugestão, tudo que ela conheceu em Aparecida. “Foi minha primeira vez em Aparecida e Maria fez milagre porque conseguimos ficar no altar, perto de dom Orani. O Santuário é muito bonito e organizado. Vou levar ideias de tudo que vi para o meu meu país”, disse;Na divisa São Paulo-Rio de Janeiro, os voluntários arrumaram a cruz e o ícone e colocaram no carro do Corpo de Bombeiros. “Gostei muito do momento, quando preparamos a cruz com Dom Orani, na fronteira entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Foi um momento bonito e tocou a alma, de chorar de alegria e emoções”, comentou.
Wiktoria também ficou surpresa com o entusiasmo e a devoção dos fieis de Barra do Piraí e Volta Redonda ao encontrarem com a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. “Foi lindo ver aquelas pessoas, com tanto carinho, na entrada da cidade. Eu nunca ia pensar que tantas pessoas iam esperar a cruz na entrada na cidade de Itatiaia. Vimos gente no ponto de ônibus, nas ruas, todos esperando, cantando e gritando. Foi muito bonito e emocionante. Eu nunca vi alguma coisa assim em toda minha vida. Eu gostei muito”, partilhou Wiktoria.
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Próxima vigília dos Jovens Adoradores será na Forania Sul 2
Ráurison Ribeiro o filho do Altissímo
Da Equipe de Comunicação Social da SM na Forania Sul 2
Desde o dia 23 de fevereiro quando foi lançada a Semana Missionária arquidiocesana na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, Forania Sul 1, o Setor Juventude está organizado eventos como forma de preparação dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em julho na arquidiocese do Rio de Janeiro.
Entre os eventos programados estão vigílias nas Foranias urbanas da Arquidiocese. No próximo sábado, dia 27, é a vez da Forania Sul 2 acolher os jovens de toda a Igreja Particular de Teresina. A vigília será na Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré no bairro Bela Vista. Uma Missa às 19h30 antecederá a vigília que deve iniciar ás 21h e seguir até meia-noite.
A Equipe de Divulgação criou um pré-evento no Facebook para a interação de todos e para que sejam tiradas eventuais dúvidas (participe clicando aqui e convide seus amigos). Para aqueles que integram segmentos juvenis nas paróquias da Forania Sul 2 foi criado um grupo, clique aqui e participe!
Assinar:
Postagens (Atom)
















